BIBLIOTECA DIGITAL GREENSTONE GUIA DE INSTALAÇÃO

Chapter 2 O Procedimento de Instalação

Contents

Windows
Unix
Como encontrar o Greenstone
A Interface de Biblioteca do Greenstone (GLI)
Testando e Resolvendo Problemas
Para aprender mais

As versões do Greenstone estão disponíveis tanto para Windows como para Unix, como binários e arquivos fonte. A interface de usuário do Greenstone ulitiza um navegador web: Netscape Navigator ou Internet Explorer (versões 4.0 ou posteriores em ambos os casos) podem ser utilizadas. Caso você ainda não tenha um navegador Web, versões Windows do Netscape são fornecidas no CD-ROM.

2.1 Windows

Se você é um usuário Unix, por favor pule para a seção 2.2. Para usuários Windows, se você quer apenas uma instalação simples e básica, vá pelo procedimento "instalação simples". O sistema Greenstone ocupa aproximadamente 40 Mb de espaço em disco.

Se você escolhe qualquer opção que não seja a configuração básica, você terá que decidir se utilizará o código binário ou o código fonte. Na dúvida, escolha o código binário. O procedimento de instalação é o mesmo para ambos. As seções seguintes lhe mostram as opções disponíveis.

Quando você tiver terminado a instalação, poderá pular para a seção 2.3.

Instalação Simples

Para instalaar a versão Windows a partir do CD-ROM, insira o disco no drive (por exemplo o drive D:). Se o procedimento de instalação não iniciar automaticamente após 20 segundos, clique no menu Início, selecione Executar e digite D:\setup.exe, onde “ D ” é a letra que identifica o seu drive CD-ROM. Para o ambiente Windows 3.1, selecione Run do “File manager” e digite D:\Windows\win3.1\setup.exe.

Para a instalação simples, simplesmente aceite as opções padrões, clicando no botão Próximo. Isso é tudo o que você precisa fazer! O Greenstone é instalado no diretório C:\Program Files\gsdl.

Uma vez que a instalação esteja completa, inicie o sistema Greenstone clicando no botão Início, abra o menu Programas, e selecione Biblioteca Digital Greenstone. Isto lhe trará a caixa de diálogo: simplesmente clique em Entrar na Biblioteca. O seu navegador internet será inicializado automaticamente e carregará a página da Biblioteca Digital do Greenstone, que deve se parecer com o exemplo na figura 2. Você entra na coleção demo do Greenstone clicando neste ícone.

Figure 2  A sua página do Greenstone


Arquivos binários do Windows

Existem dois programas binários separados para o Windows no CD-ROM: a Biblioteca Local e a Biblioteca Web. A instalação padrão descrita acima seleciona a versão da Biblioteca Local. Recomendamos fortemente que você utilize esta versão. A Biblioteca Web, muito mais difícil de configurar, somente é necessária se você já utiliza um servidor web e quer utilizá-lo também para o Greenstone. Apesar do seu nome modesto, a Biblioteca Local apresenta completa capacidade de ser concisa e de servir/disponibilizar as informações via web.

Biblioteca Local. Ela habilita qualquer computador Windows a servir/visualizar coleções pré-construídas do Greenstone. A coleção Demo do Greenstone será instalada automaticamente; você poderá instalar também outras coleções disponíveis no CD-ROM (Section 3). O software da Biblioteca Local é o mesmo utilizado pelos CD-ROMs produzidos pelo sistema do Greenstone.

A Biblioteca Local é feita para o uso de computadores isolados ou de computadores que ainda não têm um software para servidor web. Ela contém um pequeno servidor web interno para que outros computadores na mesma rede consigam acessar a biblioteca. (Porém o servidor web têm configurabilidade limitada.)

O software de Biblioteca Local determina automaticamente se o seu computador tem software de rede instalado ou se está conectado em uma rede. Ele opera corretamente sobre qualquer combinação destas condições. Entretando existem dois possíveis problemas que podem ser encontrados. O Greenstone pode

  • causar uma chamada de linha discada não requisitada;
  • falha na execução porque o software de rede está instalado, porém instalado incorretamente.

Uma versão restrita da Biblioteca Local é fornecida, com o objetivo de uso para estas situações. A versão restrita somente opera com Netscape (e não com o Internet Explorer). Quando você executar a versão de Biblioteca Local do Greenstone, a caixa de diálogo contem um botão que lhe permite usar a versão restrita. Ao menos que algum dos problemas listados acima ocorra, você deveria sempre utilizar a versão padrão.

Biblioteca Web. Isto habilita qualquer computador com um servidor web a visualizar coleções pré-construídas do Greenstone. Assim como a Biblioteca Local acima, a coleção DEMO do Greenstone será automaticamente instalada. Você poderá instalar também outras coleções do CD-ROM (veja a seção 3).

A Biblioteca Web difere da Biblioteca Local porque tem o objetivo de operar em computadores que já tenham o software para servidor web.

Para executar a Biblioteca Web, você também precisa de

  • Software para servidor Web. Uma possibilidade é o Apache (verifique o Apêndice 7).
  • O Coletor. Este componente, que é incluído tanto na Biblioteca Local quanto na Biblioteca Web, lhe permite construir coleções contendo material de sua escolha (O Coletor não funciona em máquinas com Windows 3.1/3.11.)

A configuração do web server para Windows (somente para a versão de Biblioteca Web)

Uma vantagem da versão da Biblioteca Local do Greenstone é que ela roda “fora da caixa” de maneira fácil e não requer nenhuma configuração especial. Para a versão de Biblioteca Web, entretanto, alguns ajustes são necessários na configuração do seu servidor web.

Se você já tem um servidor web, algumas pequenas mudanças terão que ser feitas na configuração, para a instalação do Greenstone funcionar. O script de instalação explica as alterações para o servidor Web Apache —verifique a seção 4.2 para instruções de como configurar os servidores web PWS e IIS. Talvez você precise da ajuda de seu administrador de rede para reconfigurar o web server existente -eles devem ser capazes de compreender as instruções indicadas no script de instalação.

Se você ainda não tem um servidor web, você terá que instalar um. (Verifique o Apêndice 7 para informações sobre o servidor Web Apache.) Posteriormente você terá que configurá-lo apropriadamente. A seção 4 dá conta detalhada dos passos da instalação do servidor web que afetam o Greenstone, e como eles podem ser alterados. Aproximadamente meia dúzia de linhas são alteradas no arquivo de configuração.

O código de fonte Windows

O código fonte do Windows ocupa 50 Mb de espaço de disco, porém para compilá-lo, você precisará de aproximadamente 90Mb. Para compilar os fontes no Windows, você precisa de

  • O compilador Microsoft Visual C++. (Ainda estamos verificando alguns problemas compilando o Greenstone com várias portas do Windows, utilizando o GNU GCC.)

(Você não precisará do GDBM, o administrador de banco de dados Gnu, por que ele já está incluído na distribuição fonte do Greenstone.)

Provavelmente você não conseguirá compilar o Greenstone em uma máquina Windows 3.1/3.11.

No caso de você recompilar o Greenstone e querer usar esta versão para criar CD-ROMs, você precisa notar que o código produzido por versões recentes do compilador Visual C++ não consegue ser executado em Windows 3.1/3.11, apesar de não haver problemas com versões posteriores do Windows (95, 98, Me, NT, 2000). Se você quiser que seus CD-ROMs operem em versões anteriores de Windows, você precisará de uma versão diferente do compilador. De qualquer maneira, o Greenstone utiliza o STL, a biblioteca padrão de C++, e embora estes compiladores tenham o STL, as versões fornecidas não funcionam adequadamente. Assim, para recompilar o Greenstone de tal maneira que ele produza CD-ROMS que funcionem em versões anteriores do Windows, você precisa de

  • O compilador Microsoft Visual C++ compiler, versões 4.0 ou 4.2.
  • Uma versão externa do STL, o template da biblioteca padrão do C++. O STL é empacotado com o Greenstone para o uso destas versões de compiladores.

Note que o procedimento de instalação no Windows não tenta compilar o Greenstone para você se você escolher instalar o código fonte. Para as instruções específicas sobre a plataforma e compiladores, veja o documento Install.txt, que está localizado no diretório (C:\Program Files\gsdl por default) durante o processo de instalação.

2.2 Unix

Esta seção é escrita para usuários Unix. (Os usuários Windows deverão pular para a Seção 2.3.) Você precisa escolher entre instalar o código fonte ou o código binário. O código binário ocupa aproximadamente 50Mb de disco; o código fonte requer aproximadamente 160 Mb para a compilação.

Binários do Unix

O código binário requer uma distribuição Linux baseada em Intel x86 que inclua o suporte binário ELF. Algumas das distribuições que têm este critério são:

  • RedHat 5.1
  • SuSE Linux 6.1
  • Debian 2.1
  • Slackware 4.0

As versões mais recentes destas distribuições deveriam funcionar também.

Você precisará de um servidor web: nós recomendamos o Apache. Também recomendamos fortemente que você instale seu servidor web antes de instalar o Greenstone -- isso vai facilitar em muito para responder as perguntas questionadas durante o procedimento de instalação. Se você quiser construir novas coleções de bibliotecas digitais, você também precisa do Perl, se ele ainda não se encontra em seu sistema. Para verificar isso, abra uma janela do terminal, digite perl —v, e verifique se uma mensagem aparece especificando, entre outras coisas, o número da versão. Para a maioria das versões do Linux, o Perl é instalado por default. O Apêndice 7 dá informações sobre como obter o Apache e o Perl.

Código fonte Unix

O código fonte é o mesmo para usuários Unix e Windows. Ele foi compilado e testado em Linux, Solaris, e Macintosh OS/X; e deveria ser uma rotina fácil a questão da sua portabilidade para outras distribuições de Unix.

Para compilar o código fonte do Greenstone no Unix, você precisa de

  • GCC, o compilador Gnu C++.
  • GDBM, o administrador de dados Gnu.

Para executar o software Greenstone, você também precisa de um servidor web e do Perl, como descrito acima em Binários do Unix.

A instalação Unix

Para instalar a versão Unix a partir do CD-ROM, insira o disco no drive, e digite

mount /cdrom

monte o dispositivo de CD-ROM (este comando pode ser diferente de um sistema para outro; em OS/X, por exemplo, você executaria o cd para o diretório /Volumes e iria para o subdiretório apropriado do CD-ROM)

cd /cdrom

mude o diretório para a raiz do CD-ROM

cd Unix

mude este diretório para o diretório que contém os scripts de instalação do Unix

sh Install.sh

inicie o processo de instalação (um explícito sh é utilizado pois muitas instalações proíbem os programas de serem executados a partir do CD-ROM)


O último comando inicia um diálogo interativo que requisita a informação necessária para a instalação do Greenstone no seu sistema, e lhe apresenta detalhes de cada comando executado no momento.

O procedimento de instalação começa perguntando a você em qual diretório o Greenstone será instalado. O primeiro arquivo instalado será o programa de "desinstalação" que remove qualquer instalação parcial, caso você problemas ou termine a instalação de modo prematuro. Em seguida você escolhe se quer instalar os arquivos binários ou o código fonte. Você então será questionado sobre a configuração do servidor web. Voce precisa ter um diretório executável cgi (normalmente "cgi-bin" em sistemas Unix); você pode tanto criar um novo como utilizar algum existente. Se você criar um novo, você precisará entrar com esta informação no arquivo de configuração de seu servidor web. Em qualquer dos casos você precisa entrar com o endereço web do diretório cgi. O diálogo de instalação lhe guiará durante todas estas escolhas. É importante configurar as permissões de arquivos corretamente em alguns diretórios, e você será questionado para dar estas informações necessárias. Finalmente, será requisitada a você uma senha para o usuário "administrador" admin.

Por default, todo o software Greenstone é instalado no diretório /usr/local/gsdl, caso seja o usuário raiz que está realizando a instalação, e caso contrário no diretório ~/gsdl (onde “~” é o diretório home do usuário).

A instalação do código binário leva somente alguns minutos, com tempo suficiente para você responder as questões apropriadas. Se você instalar o código fonte, o script de instalação irá compilá-lo, o que pode levar de dez minutos a uma hora, dependendo da velocidade de seu processador.

Para desinstalar o software, digite

cd ~/gsdl

ou /usr/local/gsdl caso seja o usuário raiz quem tenha instalado o Greenstone

sh Uni nstall.sh

Durante o procedimento de instalação você será questionado se você quer instalar alguma coleção do Greenstone. A coleção Demo do Greenstone é instalada automaticamente; outras coleções do CD-ROM são descritas na seção 3.

A configuração do servidor web Unix

Se você já tem um servidor web, algumas pequenas mudanças serão necessárias na configuração para a instalação do Greenstone. O script de instalação explica estas modificações. Você provavelmente precisará de ajuda do seu administrador de rede para reconfigurar o servidor web - ele ou ela deverá estar habilitado para entender as instruções de saída indicadas pelo script de instalação. Para a sua conveniência, a saída do script de instalação é escrita em um arquivo nomeado INSTALL_RECORD no diretório escolhido para a instalação do Greenstone.

Se você não tem um servidor web, será necessária a sua instalação. O Apêndice 7 apresenta informações sobre o servidor Apache. Será necessária a sua configuração apropriada. A seção 4 apresenta os detalhes da instalação do servidor Apache que são afetados pelo Greenstone, e como devem ser alterados. Aproximadamente 6 linhas devem ser incluídas no arquivo de configuração.

Não é necessário ser o usuário "raiz" para realizar o processo de instalação acima. Entretanto, se for necessária a configuração de um servidor Apache já existente, talvez sejam necessários os privilégios específicos do usuário “raiz” - dependendo de como está configurado o servidor Apache. Se você mesmo instalar o Apache, não precisará dos privilégios do usuário "raiz". E se você precisa contornar um administrador de rede que não coopera, sempre há a alternativa de instalar um segundo servidor Apache em seu computador - mesmo se já houver um instalado.

2.3 Como encontrar o Greenstone

Biblioteca local (para o Windows somente)

Se você está usando a Biblioteca Local, simplesmente execute o programa Greenstone do menu Iniciar . Isto imediatamente abre uma caixa de diálogo que aciona seu navegador interne e carrega a página da Biblioteca Digital Greenstone no seu navegador. A coleção Demo do Greenstone estará acessível a partir desta página inicial. A caixa de diálogo contém um item de menu Arquivo que lhe permitirá trocar o navegador padrão utilizado pelo Greenstone. Não importa se você utiliza o Netscape ou o Internet Explorer, exceto se você estiver executando o Windows 2000, neste caso nós recomendamos que você utilize o Internet Explorer.

Biblioteca Web (Windows e Unix)

Se você estiver utilizando a Biblioteca Web, após a instalação do software e configuração do servidor web, utilize esta URL para entrar no Greenstone:

http://localhost/gsdl/cgi-bin/library

A coleção Demo do Greenstone está acessível a partir desta página.

O Coletor

Um link para o Coletor é fornecido na página web da biblioteca digital.

Administração

Um link para a página de Administração é fornecido na página web da biblioteca digital. O usuário "administrador" é nomeado admin, com uma senha especificada durante o processo de instalação. O administrador é autorizado a adicionar novos usuários, e a construir coleções.

2.4 A Interface de Biblioteca do Greenstone (GLI)

A Interface de Biblioteca do Greenstone (GLI) é uma ferramenta para ajudar no desenvolvimento de bibliotecas digitais para o Greenstone. Ela lhe dará acesso à funcionalidade de construção de coleção do Greenstone, em uma interface de fácil manuseio.

A GLI é instalada automaticamente com todas as distribuições do Greenstone. Está localizada no subdiretório gli no nível superior do diretório do Greenstone (C:\Program Files\gsdl\gli por default). Note que a GLI é executada em conjunto com o Greenstone e não trabalhará corretamente se não estiver localizada em um subdiretório da instalação do Greenstone. Este é o seu caso se você fez o download de uma das distribuições do Greenstone.

Para utilizar a GLI, seu computador precisará do ambiente Java Runtime Environment. Se você ainda não o instalou, o instalador lhe apresentará uma versão já inclusa no CD-ROM. No ambiente Unix você também deverá assegurar que o Perl está instalado (no ambiente Windows, o Perl já está incluso no software Greenstone). Caso você tenha algum problema usando ou executando a Interface de Biblioteca, por favor reporte o erro para greenstone@cs.waikato.ac.nz.

Executando no ambiente Windows

Para executar a GLI no ambiente Windows, selecione a pasta gli na instalação do Greenstone (utilizando o Windows Explorer), e faça um click duplo no arquivo gli.bat. Este arquivo checa se o Greenstone, o Java Runtime Environment, e o Perl estão instalados, e inicia a Interface de Biblioteca Greenstone.

Executando no ambiente Unix

Para executar a GLI no ambiente Unix, vá ao diretório gli da sua instalação Greenstone, e execute o script gli.sh. Este script verifica se o Greenstone, o Java Runtime Environment, e o Perl estão instalados e listados na variável de ambiente PATH, além de iniciar a Interface de Biblioteca do Greenstone.

Obtendo ajuda

A Interface de Biblioteca do Greenstone tem vários recursos de ajuda online. É possivel obter ajuda clicando no botão Help no canto direito da tela. Ele abre um texto para uma seção que relata o que você está fazendo - em qual dos painéis da GLI você se encontra. Você pode selecionar qualquer parte do texto de ajuda para aprender o que você precisa saber. Utilize-o.

Compilando a Interface de Biblioteca do Greenstone

Se você realizou o download da fonte da distribuição Geenstone, você terá o código fonte Java da Interface de Biblioteca. Para compilá-lo, seu computador precisa do Java Development Kit. O Apêndice 7 explica como obtê-lo. Para compilar o código fonte, execute o arquivo makegli.bat(Windows) ou makegli.sh(Unix) . Uma vez compilados, você já pode executar a GLI como descrito acima.

2.5 Testando e Resolvendo Problemas

Para testar o Greenstone, direcione o seu navegador Web para a página do Greenstone e explore a coleção Demo, e qualquer outra coleção que você tenha instalado. Não se preocupe - você não pode quebrar nada. Clique livremente: a maioria das as imagens que aparecem na tela são clicáveis, são links para outras informações. Se você mantiver o mouse parado sobre uma imagem, a maioria dos navegadores rapidamente mostrará uma mensagem pop up que conta o que acontecerá se você clicar. Experimente! Escolha palavras comuns como "o" e "e" para fazer a busca - isso provavelmente retornará algumas respostas, e nada vai se quebrar. Para mais informações, verifique o Guia do Usuário da Biblioteca Digital Greenstone.

Resolvendo Problemas

Problema

Experimente o seguinte

Biblioteca Local (somente para ambiente Windows)

Quando eu inicio o Greenstone meu computador requisita a discagem para o meu provedor de serviços Internet.

Clique no botão Cancelar na caixa de diálogo. Isto normalmente soluciona o problema.

Quando eu inicio o Greenstone meu computador ainda requisita a discagem para o meu provedor de serviços internet.

Escolha a "Versão Restrita" quando você iniciar o Greenstone. Esta versão funciona somente com o Netscape.

Quando eu direciono o meu navegador para a página da biblioteca digital, é exibida uma mensagem de que a página não pode ser encontrada.

Verifique a configuração de proxy internet e a desabilite os proxies (use Editar Preferencias no Netscape ou Opções de Internet no Explorer).

O Coletor parece estar funcionando de maneira bastante lenta!

Você está utilizando o Netscape no ambiente Windows 2000? Se a resposta for sim, tente utilizar o Internet Explorer - (somente) no Windows 2000 parece haver alguma incompatibilidade com o Netscape.

Biblioteca Web (Windows e Unix)

Quando eu inicio o Apache, ele imediatamente é finalizado.

Adicione uma diretiva ServerName localhost no arquivo de configuração do Apache (verifique a seção 4.1).

Quando eu direciono o meu navegador para a biblioteca digital, ele mostra um lixo -um arquivo binário.

Verifique a diretiva ScriptAlias no arquivo de configuração do Apache, certifique-se que ela está localizada antes da diretiva Alias (verifique as Seções 4.2 e 4.3).

Eu consigo acessar a página do Greenstone (Figure 2), mas o ícone da coleção Demo não aparece.

Execute o programa library (no diretório cgi-bin) a partir do prompt do DOS (ou do shell) para gerar as informações necessárias para ajudar na localização do problema.

Ambas as versões

Quando eu tento acessar a página da biblioteca digital no meu navegador, é exibida uma mensagem dizendo que a página não pode ser encontrada.

Tente utilizar o ip 127.0.0.1 em vez de localhost. Este número de IP reservado também pode ser utilizado para acessar seu computador local.

Meu navegador exibe uma mensagem dizendo que não pode encontrar main.cfg.

Verifique se os arquivos do Greenstone existem e se têm permissão de serem lidos por qualquer usuário. Se você estiver utilizando a biblioteca Web, tente executar o programa library da linha de comando. Se funcionar, o problema é com as permissões do arquivo (verifique a Seção 5.1). Se não funcionar, a variável gsdlhome provavelmente está configurada de maneira errada no arquivo de configuração gsdlsite.cfg (verifique a Seção 5.2).

Eu estou tendo problemas quando uso o Coletor.

Leia o Guia de Usuário da Biblioteca Digital do Greenstone, Seção .

Eu adicionei um novo usuário mas ele parece não conseguir acessar o sistema .

Verifique se o diretório C:\Program Files\gsdl\etc e todos os seus arquivos têm permissão de escrita (see Section 5.1).


2.6 Para aprender mais

Para aprender mais a respeito de detalhes da instalação do Greenstone, verifique o Guia do Desenvolvedor da Biblioteca Digital Greenstone. Ele inclui (por exemplo) detalhes de estruturas de diretórios criados, e informação de como configurar o site do Greenstone.


Copyright © 2002 2003 2004 2005 2006 2007 por Projeto Biblioteca Digital da Nova Zelândia at Universidade de Waikato, Nova Zelândia.

A permissão é cedida para cópia, distribuição e/ou modificação deste documento dentro dos termos da Licença gratuita de Documentação GNU , Versão 1.2 ou posterior publicada pela Fundação de Software Livre; sem seções invariantes, sem textos de Capa. A cópia da licença está incluída na seção entitulada “Licença gratuita de Documentação GNU.”